Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC)
Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC)

Todos os proprietários de veículos automóveis, embarcações de lazer ou aeronaves registradas em seus nomes são obrigados a pagar anualmente o Imposto Único de Circulação (IUC).

A solicitação do documento para pagamento do IUC pode ser realizada online ou em um balcão de atendimento das Finanças.

 

Quem Deve Pagar o IUC?

O IUC deve ser pago por pessoas físicas ou jurídicas que sejam proprietárias de veículos, bem como por aqueles que detêm heranças não partilhadas, representadas pelo cabeça-de-casal.

 

Quando Pagar o IUC?

O pagamento do IUC é anual. No primeiro ano de matrícula, incluindo veículos importados, o IUC deve ser quitado até 30 dias após o término do prazo legal para o registo do veículo. Se o veículo for adquirido novo de um concessionário automóvel, o pagamento é feito no momento da compra.

Nos demais casos, o IUC deve ser pago durante o mês da matrícula do veículo, permanecendo essa obrigação enquanto o proprietário mantiver a posse ou até o cancelamento da matrícula. Para barcos de recreio e aeronaves, o IUC deve ser pago em janeiro.

 

Documentos e Requisitos para Pagamento do IUC

Online: Para obter o documento de pagamento do IUC online, é necessário autenticar-se no Portal das Finanças com Chave Móvel Digital (CMD), senha de acesso ao portal ou Cartão de Cidadão, neste último caso, utilizando um leitor de cartões smartcard e código PIN do Cartão de Cidadão. Se o pagamento for efetuado em um serviço das Finanças, é necessário apresentar o Documento Único Automóvel (DUA) ou o livrete.

Presencial: O documento e o pagamento podem ser realizados num serviço das Finanças. Neste caso, é necessário levar o Certificado de Matrícula/Documento Único Automóvel (DUA) ou o registro de propriedade e o livrete.

 

Preços e Procedimentos para o Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC)

O valor a ser pago pelo Imposto Único de Circulação é determinado com base na categoria do veículo. Atualmente, existem sete categorias distintas:

  • Categoria A: abrange automóveis ligeiros de passageiros e de uso misto com peso bruto abaixo de 2500 kg, matriculados entre 1981 e 30 de junho de 2007.
  • Categoria B: inclui automóveis ligeiros de passageiros matriculados após 30 de junho de 2007, de uso misto e para mercadorias, ou com peso superior a 3500 kg e capacidade para até 9 passageiros.
  • Categoria C: engloba veículos de mercadorias e uso misto com peso superior a 2500 kg para transporte privado de mercadorias, transporte próprio ou aluguer (sem motorista).
  • Categoria D: abarca veículos de mercadorias e de uso misto com peso bruto superior a 2500 kg para transporte público de mercadorias, transporte por conta de terceiros ou aluguer sem motorista.
  • Categoria E: refere-se a motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores matriculados desde 1992.
  • Categorias F e G: englobam embarcações de recreio de uso particular com mais de 20 kW de potência e aeronaves de uso particular.

 

Além das categorias, a data de matrícula, a cilindrada e os níveis de emissão de dióxido de carbono também influenciam o cálculo do valor a ser pago.

Para obter mais detalhes, consulte o Código do IUC.

 

Formas de Pagamento do IUC

O pagamento do IUC pode ser efetuado online ou presencialmente. Ao emitir o documento de pagamento do IUC online, é possível pagar imediatamente no Portal das Finanças via MBWay ou utilizar a referência para pagamento no Multibanco, homebanking ou nos balcões dos CTT.

Procedimento Online:

1. Acesse o Portal das Finanças, na página "Entregar IUC".

2. Faça autenticação com Chave Móvel Digital, senha das Finanças ou Cartão de Cidadão.

3. Selecione a categoria do veículo e clique em "Pesquisar".

4. Escolha a matrícula desejada.

5. Clique em "Emitir" e, em seguida, em "Emitir para pagamento".

6. Por fim, clique em "Imprimir o documento" e proceda ao pagamento por MBWay ou utilize as referências para pagamento no Multibanco, homebanking ou balcão dos CTT.

Pagamento Presencial:

Dirija-se a um serviço das Finanças, solicite o documento de pagamento do IUC e efetue o pagamento imediatamente.

Também é possível obter ajuda para emitir o documento de pagamento do IUC num Espaço Cidadão e realizar o pagamento imediato no Portal das Finanças via MBWay, ou utilizando a referência para pagamento no Multibanco, homebanking ou nos balcões dos CTT.

 

Pode encontrar mais informações aquihttps://eportugal.gov.pt/pt/servicos/pagar-o-imposto-unico-de-circulacao-iuc-