Maria do Rosário Palma Ramalho informou os beneficiários do CSI sobre as novas medidas de reforço da proteção social.
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, comunicou através de uma carta aberta aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) que «o Governo aprovou várias medidas urgentes de reforço da proteção social dos idosos, que entram hoje em vigor».
Maria do Rosário Palma Ramalho destacou três medidas principais:
- Aumento do Valor de Referência do CSI:
O valor de referência do Complemento Solidário para Idosos aumentará em 50 euros, passando dos atuais 550€ para 600€ mensais. - Alargamento do Universo dos Beneficiários:
O universo de pensionistas abrangidos pelo CSI será ampliado, eliminando-se os rendimentos dos filhos como critério e fator de exclusão na atribuição da prestação. - Benefícios Adicionais de Saúde:
Os pensionistas abrangidos pelo CSI terão benefícios adicionais de saúde, com destaque para o aumento da comparticipação de medicamentos com prescrição médica, que passará dos atuais 50% para 100%.
A Ministra esclareceu ainda que, para aqueles que já são beneficiários, a atualização do valor mensal de referência do CSI será automática e que os medicamentos prescritos já poderão ser aviados com 100% de comparticipação na farmácia.
Para quem ainda não é beneficiário, a Ministra recomendou a consulta do site da Segurança Social (www.seg-social.pt), onde estão disponíveis informações detalhadas sobre o CSI e o procedimento de acesso.
Maria do Rosário Palma Ramalho reafirmou o compromisso do Governo em «melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos os portugueses», com prioridade para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como os idosos com baixos recursos, para que «ninguém seja privado das condições para uma vida segura e condigna».