Sob o lema "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados", a Administração Modernização e Associados (AMA) lançou uma série de iniciativas transformadoras, redefinindo a interação dos cidadãos com o Estado. No cenário emblemático do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, onde se celebram os 25 anos da primeira Loja de Cidadão em Portugal, foram revelados o Novo Modelo de Atendimento, a Marca Cidadão e o Novo Cartão de Cidadão, prometendo uma experiência integrada e digitalizada, centrada nas necessidades das pessoas.
O Novo Modelo de Atendimento concentra múltiplos serviços públicos num único ponto, seja físico ou digital, simplificando o processo para cidadãos e empresas. Com uma abordagem omnicanal, os cidadãos têm a liberdade de interagir com os serviços públicos de acordo com as suas preferências, reduzindo a burocracia e eliminando a repetição de informações. A interoperabilidade entre as entidades públicas promete uma experiência mais eficiente e segura, destacando-se a integração de sistemas e dados.
A nova aplicação e o portal "Cidadão" unificarão todos os serviços públicos, enquanto a app "Cidadão" agregará todas as aplicações estatais, tornando os serviços mais acessíveis via dispositivos móveis, inclusive futuramente oferecendo documentos de identidade digitais.
Paralelamente à transformação digital, a AMA introduz a Inteligência Artificial Generativa no atendimento presencial, humanizando os serviços públicos e inaugurando uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão, com balcões integrados e uma vasta gama de serviços. As novas instalações incluirão também opções de atendimento por telefone e videochamada.
Para atender às necessidades específicas de cada cidadão, serão lançadas as Lojas Móveis Digitais, carrinhas itinerantes que levam os serviços públicos às comunidades mais distantes, e as Lojas Pop-up, que respondem a situações de grande afluência em zonas específicas, aliviando a carga das lojas físicas.
Em consonância com este impulso de inovação, a AMA, em colaboração com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), apresenta o Novo Cartão de Cidadão. Renovado para atender às normas europeias, o Cartão de Cidadão conta com novas funcionalidades digitais, tecnologia contactless e elementos de segurança aprimorados, garantindo a conformidade com os regulamentos da União Europeia.